Curiosidade Animal- Enguia-elétrica

O peixe elétrico

A enguia-elétrica ( Electrophorus electricus ) também chamada de poraquê ou peixe elétrico vive nos rios da Amazônia, é mundialmente conhecida pela sua capacidade de produzir altas voltagens em determinadas situações de risco ou quando está caçando.

enguia eletrica

Descrição

Seu corpo pode medir três metros e pesar por volta de trinta quilos, sendo alongado, de cor negra e com manchas amarelas, brancas ou vermelhas. Sua respiração é feita por pulmões e precisa subir a superfície uma vez a cada oito minutos para respirar. Mesmo sendo chamada de enguia-elétrica o poraquê se assemelha mais aos bagres e carpas.

Quantos volts esta enguia pode produzir ?

Este peixe elétrico pode produzir incríveis 1.500 volts a cerca de três ampères, e por causa da água a voltagem fica ainda maior. Mas essa enguia consegue controlar a eletricidade que libera, podendo usá-la para se comunicar, para matar suas presas, para se defender ou se localizar no ambiente já que são quase cegas, há uma descarga específica para cada uma dessas situações.

poraque

Como Funciona ?

O corpo desse animal é provido de células musculares modificadas chamadas  de eletrócitos, que quando agitadas armazenam carga elétrica. Cada uma pode produzir em torno de 0,14 volt e a aglomeração dessas células especias é chamada de mioeletroplacas. Elas ficam concentradas na sua cauda e pode haver mais de 10.000 em uma enguia-elétrica adulta dependendo do seu tamanho.
Seu funcionamento é parecido com o de uma bateria, o pólo negativo localiza-se na frente do corpo, e o pólo positivo na parte de trás, e se os dois pólos forem ativados na hora da liberação da descarga,o choque é com força total.
Mas como o poraquê não leva o choque também? Porque seu corpo foi adaptado e funciona como um isolante e ficando assim livre da sua própria descarga.

Pode matar ?

Sim, pode matar um homem e até um cavalo ou jacaré. Quando nativos da Amazônia as usam para fins medicinais  contra problemas reumáticos, eles pegam as bem menores para não matarem o paciente eletrocutado.

Veja o vídeo de uma enguia-elétrica matando um jacaré.




2 comentários:

  1. Caraca cara, se ela pode matar um cavalo imagina o que pode fazer comigo.. vai me torrar kkk

    ResponderExcluir
  2. É Pedro se for uma grande pode te torrar mesmo kkkkk
    Valeu

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários,ajude o blog!